Gaveta Info

Gaveta é uma coleção pessoal de referências que informam minha prática como designer, professor e pesquisador. Os conteúdos guardados procuram evidenciar temas, contextos, interesses, fundamentos e influências. Ela é estruturada por meio desta plataforma online, onde são compartilhadas publicamente, com fins de estabelecer um diálogo e evidenciar uma perspectiva educacional.

Os itens são estruturados dentro de categorias (temas conceituais / formatos estéticos) recorrentes: Identidades, Ideias, Situações, Paisagens, Constelações, Insights. Às vezes um mesmo item pode pertencer a mais de uma categoria. Todas as entradas procuram oferecer alguma informação a respeito de sua catalogação, como maneira de gerar conteúdo e também contextualiza-las no tempo e espaço. A inclusão dos itens na Gaveta geralmente obedece a critérios sensoriais e intelectuais, organizando-se por gosto, interesses, mas também por lógicas que emergem da relação entre eles. A ideia deste espaço é tornar esses processos mentais mais evidentes.

A Gaveta é talvez meu mais antigo e importante projeto auto-iniciado. Ela se fundamenta numa crença de que este processo de pesquisa e compartilhamento é intrínseco à minha atuação como designer gráfico. Ocupa a mesma posição que um trabalho realizado para um empregador, um cliente, do que uma oficina ou curso, uma palestra. Gaveta pode ser entendida de muitas maneiras, mas é sobretudo um projeto de design (gráfico).

Acredito que o design é uma profissão que se situa “entre” as atividades humanas: entre um conteúdo e um público, em eterna busca por um diálogo. É sobre editar, organizar e evidenciar (às vezes conferir) sentido. Gaveta é talvez meu maior exercício nesta manifestação.

Ela é inspirada em inúmeras ideias que toma de empréstimo e como referência: os Atlas, as constelações, os arranjos visuais.

Para que o significado não se perca.

Esses parágrafos não pretendem ser imperativos categóricos, mas as idéias declaradas são o mais próximas possível do meu pensamento neste momento. Essas idéias são o resultado do meu trabalho como escritor e estão sujeitas a alterações à medida que minha experiência muda
— Kenneth Goldsmith, Paragraphs on Conceptual Writing


Um projeto de Guilherme Falcão
Código por Miguel Soares


CONTATO, COLABORAÇÃO
Se você deseja entrar em contato, contribuir ou colaborar com o projeto, basta falar comigo no email contato@guilhermefalcao.com


Fair Use. Este site é uma iniciativa de pesquisa e educação. Um esforço foi feito para creditar e contextualizar todos os conteúdos. Por isso, peço que os conteúdos originais sejam devidamente creditados.

Drawer is a personal collection of references that inform my practice as a designer, teacher and researcher. The stored contents seek to highlight themes, contexts, interests, foundations and influences. It is structured through this online platform, where they are shared publicly, in order to establish a dialogue and highlight an educational perspective.

The items are structured into recurrent categories (conceptual themes / aesthetic formats): Identities, Ideas, Situations, Landscapes, Constellations, Insights. Sometimes the same item can belong to more than one category. All entries seek to offer some information regarding their cataloging, as a way to generate content and also contextualize them in time and space. The inclusion of items in the Drawer generally obeys sensory and intellectual criteria, organized by taste, interests, but also by logics that emerge from the relationship between them. The idea of this space is to make these mental processes more evident.

The Drawer is perhaps my oldest and most important self-initiated project. It is based on a belief that this research and sharing process is intrinsic to my work as a graphic designer. It occupies the same position as a job done for an employer, a client, than a workshop or course, a lecture. Drawer can be understood in many ways, but it is mainly a design project (graphic).

I believe that design is a profession that lies “between” human activities: between content and an audience, in an eternal search for dialogue. It is about editing, organizing and showing (sometimes checking) meaning. Drawer is perhaps my greatest exercise in this demonstration.

It is inspired by countless ideas that it borrows and as a reference: the Atlas, the constellations, the visual arrangements.

Lest the meaning be lost.

These paragraphs are not intented as categorical imperatives, but the ideas stated are as close as possible to my thinking at this time. These ideas are the result of my work as a writer and are subject to change as my experience changes
— Kenneth Goldsmith, Paragraphs on Conceptual Writing


A project by Guilherme Falcão
Coding Miguel Soares

 

 

CONTACT, COLLABORATION
If you wish to get in touch, contribute to the Drawer, or discuss a collaboration with the project contact me at contato@guilhermefalcao.com


Fair Use. Este site é uma iniciativa de pesquisa e educação. Um esforço foi feito para creditar e contextualizar todos os conteúdos. Por isso, peço que os conteúdos originais sejam devidamente creditados.